Mobilização Social
Semana sobre participação popular na educação começou nessa segunda-feira, 17/2
Brasil, 18 de fevereiro de 2014
Na semana de 17 a 21 de fevereiro de 2014, quando deveria acontecer a Conae (Conferência Nacional de Educação), evento cancelado arbitrariamente pelo MEC a menos de um mês de sua realização, educadores de todo o Brasil farão mobilizações para discutir a questão da participação popular nas políticas educacionais. Chamada de “Semana da Participação Popular na educação: reflexão sobre os fóruns, conferências e planos decenais”, a mobilização foi proposta pelo Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação em manifestação pública dirigida à comunidade educacional em 3 de fevereiro.

O objetivo da Semana de Participação Popular é discutir o cancelamento da Conae em fevereiro por decisão do MEC, o adiamento para novembro deliberado pelo FNE (Fórum Nacional de Educação), os reflexos dessas medidas, debater o papel da Conae e do FNE e, enfim, discutir as versões de PNE da Câmara e do Senado.

No dia 19/2, quarta-feira, representantes de entidades nacionais da área ocuparão o Congresso Nacional por um “PNE pra Valer!”. Eles irão a gabinetes, plenários e comissões parlamentares para defender a aprovação do PNE (Plano Nacional de Educação) segundo o texto da Câmara dos Deputados, com as devidas melhorias.

Confira abaixo alguns eventos e atividades já confirmados e acompanhe as nossas redes sociais para saber as iniciativas que também serão organizadas pelos outros estados. Participe e divulgue!

Pernambuco – O Comitê Pernambucano da Campanha puxou a Semana de Participação Popular realizando na manhã desta segunda-feira (17/02) uma reunião seguida de coletiva de imprensa, no CCLF (Centro de Cultura Luiz Freire), em Olinda (Ouça a entrevista). Leia também o relato da atividade (relato da atividade).

Na sexta-feira (21/2), o Feipe (Fórum em Defesa da Educação Infantil de Pernambuco), promove mesa-redonda com o tema “Balanço e análise de conjuntura: votação do PNE e adiamento da Conae 2014”. A atividade acontece a partir das 9h na sede da Fundaj, à rua Henrique Dias, 609, bairro do Derby, em Recife, e terá participação de professores, gestores, representantes de movimentos sociais e demais convidados. Confira programação.

Pará – Na quinta-feira (20/2), a partir das 8h30, o Comitê Paraense da Campanha promove uma mesa-redonda no auditório do Instituto de Ciências da Educação da UFPA (Universidade Federal do Pará). Os palestrantes farão um balanço do processo de votação do PNE na Câmara dos Deputados e no Senado e discutirão a Conae e as perspectivas para a educação na Amazônia, entre outros temas. Veja aqui a programação completa.

Além da Universidade, em Belém do Pará a discussão sobre participação popular efetiva nas políticas educacionais e o direito à educação de qualidade se estende à periferia da cidade. No sábado, dia 22/2, a partir das 9h, o NEP (Núcleo de Educação Popular Raimundo Reis), que também integra o Comitê Paraense da Campanha, realiza uma roda de conversa no bairro do Bengui, zona norte de Belém.

Participarão lideranças de movimentos sociais, professores e outros atores sociais do bairro e do entorno. Segundo a professora Maria do Livramento Aviz, coordenadora do NEP, a ação tem haver também com a realidade da educação no bairro. “Achamos importante conciliar, ou seja, discutir este eixo proposto pela Campanha nas interfaces com as situações de precarização da educação no bairro do Bengui”, explica.

São Paulo – Na capital paulistana, o Comitê São Paulo da Campanha convocou um ato público por mais participação popular nas políticas de educação, em repúdio ao cancelamento da Conae e em favor de um “PNE praValer!”. O ato será realizado na quinta (20/2), a partir das 17h, no vão livre do Masp, com apoio do Fórum Estadual de Educação. Haverá reflexão e uma ciranda. Leia o folheto da atividade.

Minas Gerais – Na sexta-feira (21/02), data em que ocorreria o encerramento da Conae, o Comitê Mineiro da Campanha vai promover o evento “Conae 2014 – cancelamento e perspectivas: o PNE que queremos!”. A atividade acontece junto com a Plenária do Fórum de Educação de Jovens e Adultos da Região Metropolitana de Belo Horizonte, na Faculdade de Educação da UFMG, no auditório Luiz Pompeu, a partir das 18h30.

Rio de Janeiro – Na capital fluminense, o Comitê Carioca da Campanha convidou os 46 deputados federais do Estado para um debate com centenas de educadores e estudantes. com o tema “PNE pra Valer?”. O debate acontecerá na noite da sexta-feira (21/2), a partir das 19h, no Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, localizado no Largo do Machado, 20, Catete. No domingo (2/2), o Comitê realizou um ato nas areias de Copacabana, em repúdio ao cancelamento/adiamento da Conae. Veja a convocatória.

Ceará – Em Fortaleza, o Fórum Estadual e Educação, com participação do Comitê Cearense da Campanha, realizará na sexta-feira (21/2) a partir das 14h um
ato público na Assembleia Legislativa para debater o PNE e o cancelamento
da Conae. A atividade terá a presença de parlamentares federais, estaduais, autoridades municipais e representantes da sociedade civil. Leia a convocatória oficial do Fórum.
Fonte: Campanha Nacional Pelo Direito à Educação
Leia mais:
Redes sociais

Fora Da Escola Não Pode
Fora Da Escola Não Pode
De Olho Nos Planos
Escola que Queremos
Amigos do Cedeca

Copyright 2010 Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Rua Mourato Coelho, 393 Conj. 04, Pinheiros - São Paulo / SP, Brasil CEP 05417-010
Tel.: (005511) 3159-1243